Ambiente de trabalho e produtividade

O ambiente de trabalho é o fator inicial que influencia diretamente o comportamento e o desempenho dos funcionários e suas relações interpessoais.

Atualmente, grandes empresas buscam a melhoria investindo milhões para proporcionar uma área agradável, que valorize a comunicação facilitando o trabalho em equipe, ao mesmo tempo dando um pouco de privacidade quando necessário. Para o bem estar e a qualidade de vida dos funcionários, espaços de lazer também estão sendo implantados.

Uma equipe que recebe condições básicas para realizar o seu trabalho, desempenha-o da melhor forma, trazendo maior lucratividade para a empresa. Manter o local agradável e o limite da temperatura do ar-condicionado, por exemplo, contribui para a redução de doenças, aumentando a produtividade e diminuindo o índice de absenteísmo. O ambiente de trabalho pode jogar a favor ou contra quando o assunto é produtividade.

Manter o local de trabalho em ordem, equilibrado e em harmonia ajuda na gestão do tempo, aumenta a criatividade e reduz o estresse geral. Portanto, conservar limpa a mesa de trabalho, evitar acumular papel, classificar os e-mails e contatos, gerenciar a sua agenda e os seus afazeres, guardar documentos, relatórios e correspondências de forma ordenada são medidas que determinam a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Também é de suma importância aderir a coleta seletiva de lixo e não se alimentar das estações de trabalho. Evite frustrações e perda de tempo. Espaços mal organizados ou poluídos inibem a satisfação e afetam a capacidade criativa dos profissionais.

Dados de uma pesquisa da Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society of Interior Designers) mostra que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior preocupação dos funcionários (21%), logo depois de benefícios (22%) e bons salários (62%).

As reclamações mais comuns entre os funcionários são a falta de iluminação nos escritórios, mesas e cadeiras não ergonômicas, salas muito abafadas ou muito frias, falta de janelas que proporcionem ventilação e luz natural e a falta de oportunidade de deixar suas áreas de trabalho mais personalizadas com fotos, flores, etc.

Passamos a maior parte do tempo em nossa empresa e dividimos os momentos com colegas de trabalho, temos que estabelecer relacionamentos agradáveis. Atividades internas como reuniões informais, confraternizações, comemorações coletivas de aniversários, ginastica laboral e café da manhã também ajudam a motivar os funcionários.

O compromisso atual em muitos escritórios é dar ao funcionário tudo que ele precisa para se tornar mais produtivo e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva no mercado, trazendo sempre bons resultados.

Compartilhe:

Mais posts:

Marfilinea ganha Prêmio Destaque do Ano

Marca foi a primeira a ser lembrada pela população de Jundiaí na categoria Móveis para Escritório  A Marfilinea Escritório, conhecida como a principal representante de mobiliário